Ícone Área do aluno

Local e Data

Fev15
Passo Fundo
15 e 16 de Fevereiro
Investimento: 27 X R$ 430,00

Público Alvo

Portadores de diploma de curso de graduação em Enfermagem e Fisioterapia, que queriam obter aprofundamento teórico para intervenção profissional de pacientes internados em UTI.

Objetivo Geral

Aprimorar os conhecimentos técnico-científicos de profissionais enfermeiros e fisioterapeutas relacionados à assistência a pacientes críticos, visando uma atuação sistematizada e que atenda a complexidade dos pacientes nas unidades de Terapia Intensiva Adulto, Pediátrica e Neonatal.

Conteúdo

módulo 01
Introdução a UTI

Área física, dimensionamento, áreas de risco, equipamentos, legislação, indicadores de qualidade e normas mínimas para funcionamento de UTI. Equipamentos e tecnologia em cuidados intensivos. (Adulto/Pediátrica/Neonatal)

módulo 02
Administração e gestão em UTI

Processo de trabalho na UTI (inserção do enfermeiro e do fisioterapeuta). A ciência da administração para gerenciar unidades de trabalho. Assistência de saúde ao paciente crítico (planejada, organizada e controlada). Aplicação dos métodos e instrumentos administrativos nas unidades de terapia intensiva, no planejamento organização e avaliação do serviço. Abordagem de metodologias inovadores de gestão e administração. Liderança de equipe e gestão de conflitos no ambiente de trabalho.

módulo 03
Assistência na terapia intensiva adulto – Cardiointensivismo

Anatomia e fisiologia do coração. Dor torácica. Síndromes coronarianas agudas. Epidemiologia, reconhecimento pré-hospitalar. Tratamento. Arritmias cardíacas. Interpretação rápida de eletrocardiograma. Pós-operatório de cirurgia cardíaca. Insuficiência cardíaca congestiva. Crise Hipertensiva. Embolia Pulmonar. Métodos diagnósticos. Marcapasso. Indicação, procedimento e monitorização. Tipos de métodos de imagens, Cateterismo Cardíaco. ACTP (Angiografia Coronariana Transluminal Percutânea).

módulo 04
Assistência na terapia intensiva adulto – Neurointensivismo

Anatomia e fisiologia do Sistema Nervoso Central. Perfil de internação de pacientes neurocríticos – patologias, condutas e cuidados essenciais na prevenção da lesão secundária com o tratamento neurológico e clínico da fase aguda. Urgências e emergências neurológicas – definição e tratamento para melhor prognóstico. Mecanismos fisiopatológicos fundamentais na determinação da gravidade dos pacientes. Tipos de métodos de imagens, avaliação prática de imagens com métodos interativos para avaliação, avaliação de gasometrias em relação a performance pulmonar e função metabólica. Eletroencefalograma. Tomografia computadorizada de Crânio. Ressonância Magnética de Crânio. Doppler Craniano. Panangiografia dos 4 vasos.

módulo 05
Assistência na terapia intensiva adulto – Nefrointensivismo

Anatomia e fisiopatologia renal. Falência orgânica múltipla. IRA dialítica e não dialítica, avaliação de resultados bioquímicos suas consequências e correlações,

métodos de hemodiálise, tipos de terapias. Tipos de métodos de imagens, avaliação prática de imagens com métodos interativos para avaliação. Tomografia Computadorizada Renal. Ressonância Magnética Renal. Ultrassom Renal.

módulo 06
Assistência na terapia intensiva adulto – Pneumointensivismo

Anatomia e fisiologia pulmonar. Fisiopatologia das principais alterações do sistema respiratório: Lesão Pulmonar Aguda (LPA), Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (ARDS); Pneumonias; DPOC, Asma brônquica, doenças restritivas, TEP e EAP. Tipos de métodos de imagens, avaliação prática de imagens com métodos interativos para avaliação, avaliação de gasometrias em relação a performance pulmonar e função metabólica. Radiologia do tórax, TAC, RM, Angiotomografia. US de tórax; Cintilografia ventilação-perfusão. Espirometria

módulo 07
Cuidados críticos à criança internada em UTI pediátrica

Admissão da criança na unidade e atenção aos pais; realização do SAE. Principais patologias clínicas: meningites, asma, coqueluche, bronquiolite, pneumonia, sepse. Tipos de choque e diferentes traumas na criança. Cetoacidose diabética e Mal convulsivo. O transporte hospitalar da criança grave.

módulo 08
Cuidados do recém-nascido em UTI neonatal

Admissão do RN na unidade e atenção aos pais; realização da SAE. Aleitamento materno e Cuidado Canguru; Características físicas do recém-nascido; Anatomia e fisiologia respiratória do RN e suas alterações. Manejo da dor no RN. A pele do Recém-nascido.

módulo 09
Interpretação de exames de imagem e laboratoriais

Interpretação de exames de imagem radiográficas de patologias mais comuns encontradas e exames laboratoriais (hemograma, urianálise, gasometria arterial).

módulo 10
Bioética e humanização em UTI

Processo de humanização em UTI. Política Nacional de Humanização. Estratégias inovadoras de humanização em saúde.

módulo 11
Suporte ventilatório adulto

Fundamentos do Suporte Ventilatório: fundamentação da ventilação artificial e dos aparelhos de ventilação mecânica, monitorização do suporte ventilatório, efeitos cardiopulmonares da ventilação mecânica.

VMI (modos ventilatórios): Modos ventilatórios tradicionais - Ventilação mecânica volume controlada (CMV), Ventilação assistida/controlada (A/C), Ventilação mandatória intermitente (IMV), Pressão Suporte (PSV) e Ventilação com pressão de suporte e volume garantido (VAPSV). Modos ventilatórios avançados - VAPS (Ventilação volumétrica assistida com pressão de suporte), PAV (Ventilação Assistida proporcional), PRVC (Ventilação controlada a volume com pressão regulada), VS (Ventilação com Suporte de Volume), APRV (Ventilação com liberação de pressão em vias aéreas).

VMNI: Indicações e contra-indicações da VNI; Métodos e modos de aplicação; Seleção do paciente e da interface; Pressão bifásica nas vias aéreas (Bilevel).

VM em condições especiais: Ventilação mecânica na asma brônquica, na DPOC, na Fibrose Cística, nas doenças intersticiais, nos TCEs, nas contusões pulmonares, na SARA, no intra operatório.

Desmame da VM: Desmame ventilatório, métodos de retirada da VM, técnicas de desmame, índices preditivos, falhas no desmame.

módulo 12
Suporte ventilatório pediátrico e neonatal

História da Ventilação Mecânica; Princípios da Fisiologia Pediátrica e Neonatal. Particularidades dos pacientes internados em UTI Pediátrica e Neonatal. Ventilação Mecânica Convencional. Ventilação Mecânica Moderna. Ventilação com Óxido Nítrico e de alta frequência. Desmame Ventilatório. Modalidades de ventilação mecânica não-invasiva. Assincronia paciente-ventilador.

módulo 13
Manobras de reanimação adulto, pediátrico e neonatal em UTI

Atualização das manobras de reanimação cardiopulmonar - teórico-prática, (conforme resolução de 2015), discutindo os aspectos éticos da reanimação e não reanimação.

módulo 14
Suporte nutricional – adulto, pediátrico e neonatal

Anatomofisiologia do sistema digestório e diferentes locais de absorção dos nutrientes. Patologias associadas a carências alimentares. Necessidades e recomendações nutricionais nos diferentes ciclos de vida. Avaliação nutricional. Dietoterapia nas doenças crônicas não transmissíveis. Terapia Nutricional com ênfase em nutrição enteral e parenteral.

módulo 15
Metodologia de pesquisa científica

Fases e etapas da pesquisa científica. Anteprojeto e projeto de pesquisa. As propostas metodológicas. Normas da ABNT/Estilo Vancouver. Elaboração de trabalho de conclusão de curso. Artigo científico.

módulo 16
Enfermagem aplicada a terapia intensiva adulta
NÚCLEO ENFERMAGEM (somente enfermeiros)

Prevençao e tratamento das lesões de pele em pacientes de UTI- adulto, pediátrica e neonatal. Monitorização invasiva e não-invasiva da PA; Monitorização por meio da cateterização da artéria pulmonar (CAP) – cateter de Swan-Ganz: PAD (pressão do átrio D), PAP (pressão da artéria pulmonar), PCP (pressão de capilar pulmonar), DC (débito cardíaco) e IC (índice cardíaco); Monitorização da oxigenação: SatO2; PO2; Índice de oxigenação; Shunt. Monitorização da ventilação: PCO2, EM, capnografia.

módulo 17
Enfermagem aplicada a terapia intensiva pediátrica
NÚCLEO ENFERMAGEM (somente enfermeiros)

Enfermagem aplicada a terapia intensiva pediátrica

módulo 18
Enfermagem aplicada a terapia intensiva neonatal
NÚCLEO ENFERMAGEM (somente enfermeiros)

 Enfermagem aplicada a terapia intensiva neonatal

módulo 19
Visita técnica de assistência ao paciente crítico adulto
NÚCLEO ENFERMAGEM (somente enfermeiros)

Acompanhamento da assistência ao paciente crítico ou potencialmente crítico nas unidades de terapia intensiva adulto.

módulo 20
Visita técnica de assistência ao paciente crítico pediátrico e neonatal
NÚCLEO ENFERMAGEM (somente enfermeiros)

Acompanhamento da assistência ao paciente crítico ou potencialmente crítico nas unidades de terapia intensiva pediátrica e neonatal.

módulo 21
Fisioterapia aplicada a terapia intensiva adulta
NÚCLEO FISIOTERAPIA (somente fisioterapeutas)

Recursos fisioterapêuticos em terapia intensiva. Mobilização precoce, eletroestimulação e treinamento muscular respiratório em paciente crítico. Fisioterapia em neurointensivismo. Fisioterapia no paciente politaumatizado. Fisioterapia respiratória em paciente crítico.

módulo 22
Fisioterapia aplicada a terapia intensiva pediátrica
NÚCLEO FISIOTERAPIA (somente fisioterapeutas)

Recursos fisioterapêuticos em terapia intensiva pediátrica. Mobilização precoce, eletroestimulação e treinamento muscular respiratório em paciente crítico. Fisioterapia em neurointensivismo pediátrico. Fisioterapia respiratória e motora no paciente pediátrico crítico.

módulo 23
Fisioterapia aplicada a terapia intensiva neonatal
NÚCLEO FISIOTERAPIA (somente fisioterapeutas)

Recursos fisioterapêuticos em terapia intensiva neonatal. Mobilização precoce. Fisioterapia respiratória e motora no paciente neonato crítico.

módulo 24
Visita técnica de assistência ao paciente crítico adulto
NÚCLEO FISIOTERAPIA (somente fisioterapeutas)

Acompanhamento da assistência ao paciente crítico ou potencialmente crítico nas unidades de terapia intensiva adulto.

módulo 25
Visita técnica de assistência ao paciente crítico pediátrico e neonatal
NÚCLEO FISIOTERAPIA (somente fisioterapeutas)

Acompanhamento da assistência ao paciente crítico ou potencialmente crítico nas unidades de terapia intensiva pediátrica e neonatal.

módulo 26
Disciplina Opcional - Didática do ensino superior

A docência no ensino superior. A aula. Métodos e estratégias de ensino. Avaliação da aprendizagem no ensino superior. Elaboração de plano de curso e plano de aula.

Veja mais sobre o credenciamento do MEC

Ver Agora

Tenho Interesse

Ao enviar o formulário, você declara que as informações fornecidas são verídicas e que os termos e condições do nosso regulamento foram aceitos

Siga FISEPE nas redes Sociais